Se você não sabe o que são esses termos, prepara-se, afinal, são eles que vão dominar o cenário do marketing digital. No período em que vivemos, o marketing tradicional vem perdendo sua força para o marketing digital.
Hoje, trouxemos os esclarecimentos e entendimentos de alguns termos que se tornaram muito populares nos últimos tempos.
Inbound Marketing: Esse termo foi criado nos EUA, tornando-se popular em 2009. O Inbound consiste em converter clientes através de conteúdos relevantes, dessa forma atinge patamares que o marketing tradicional não conseguiu alcançar.
O inbound pode ser compreendido por cinco pilares, são eles: aumentar a visibilidade do seu negócio, diminuindo o custo de aquisição dos seus clientes, gerando conteúdos que agregam, otimizando o processo de vendas. Dessa forma, o Inbound contribui para nortear o consumidor, possibilitando uma comunicação aberta, criando laços duradouros e otimizando campanhas para possuir um melhor ROI.
Marketing de Conteúdo: O marketing de conteúdo é o combustível do Inbound Marketing, mas ainda são atividades distintas, o marketing de conteúdo se caracteriza na distribuição de um conteúdo relevante ao público-alvo, sem promover de forma explicita a marca ou seu produto.
Ao iniciar seu processo no marketing digital, o profissional já se encontra frente a frente com o marketing de conteúdo, este que pode ser um combustível para o Inbound.
O marketing de conteúdo faz com que você consiga engajar seu público-alvo, gerando valor para as pessoas, sendo uma principal chave de sucesso para o marketing digital.
Um bom marketing de conteúdo é dividido em cinco etapas, sendo elas:
PLANEJAMENTO: O planejamento é a chave para o resultado dar certo, com ele você encaminha e direciona as tarefas e como elas atingirão as metas;
ELABORAÇÃO DA PERSONA: A partir do momento em que você desenvolve a persona, tudo vai tomando forma e se lapidando, com a persona estabelecida você consegue saber à quem seu conteúdo será distribuído.
CRIAÇÃO DE CONTEÚDO: Os conteúdos podem ser formados em diversos conteúdos, desde que sejam pertinentes a persona estabelecida anteriormente.
DISTRIBUIÇÃO: Para um resultado mais eficaz, é necessário que você distribua seus conteúdos em canais que a persona se encontra, como também lista de e-mails.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS: Por fim temos a mensuração de resultados, pilar esse que nos norteia e dá a certeza de que as ações estão surtindo resultados.
O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, se afunilam no marketing digital, marketing esse que como o próprio nome já diz, trabalha no ambiente da internet.
Utilizando de canais estratégicos as redes sociais, e-mail, mídia paga e motores de busca como, Google, Yahoo, Bing, sendo um atrator de clientes, que fortalece marcas, convertendo em vendas.