Quando vivemos um momento de estabilidade econômica, costumamos ser menos criteriosos na hora de fazer uma compra. Já em momentos de crise, acontece o contrário: o consumidor precisa ser mais assertivo e encontrar a melhor relação custo x benefício. Para isso, irá buscar opiniões de amigos e, claro, pesquisar nos mecanismos de busca (leia-se google) mais informações sobre produtos, lojas, serviços, etc.
O consumo brasileiro não cairá como um todo, fique claro, mas ele tende a migrar de produtos e serviços mais caros para aqueles com uma melhor relação custo x benefício. Os segmentos de produtos e serviços com este atributo irão se beneficiar, e muito.
Ai fica a pergunta. O site de sua empresa está atualizado? Como está o posicionamento de seu site nos motores de busca? Seu site é responsivo (compatível com smartphones, tablets, smatTV…)?
Não é momento de errar nem desperdiçar. Mas do mesmo modo que o consumidor não para de consumir, as empresas deverão continuar com investimentos em marketing para atender a um consumidor que estará mais criterioso e menos impulsivo.
E como o consumidor irá pesquisar mais antes de comprar, podemos dizer que o SEO, Sites atualizados com frequência e os links patrocinados (marketing de busca) tendem a se beneficiar como um todo neste cenário, o que impulsionará os investimentos, que deverão se destacar entre os que irão trazer o melhor retorno.
O algoritmo do Google, quando é feita alguma consulta em seu buscador, avalia os critérios de relevância e autoridade para trazer os resultados em seu buscador. Esse algoritmo vai recebendo atualizações, ao longo do tempo, que podem priorizar alguns critérios de rankeamento, por isso o seu site deve sempre estar alinhado com as atualizações do google.
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